Dia de São Cosme e Damião(para o candomblé e umbanda)
“Quando falamos em São Cosme e São Damião lembramos, na hora, da tradição de distribuir doces para as crianças no dia 27 de setembro.
Mas você sabe como começou esse hábito? Ou até mesmo quem foram esses santos para quem tantas pessoas fazem promessas?
O professor Agnaldo Cuoco Portugal, do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília (UnB), explicou que, na religião católica, Cosme e Damião eram dois irmãos gêmeos, considerados curandeiros – médicos na comunidade onde viviam.
Para o catolicismo, não havia nenhuma ligação entre os irmãos e as crianças ou a distribuição de doces. Essa prática veio da associação que os escravos fizeram de Cosme e Damião a orixás da umbanda e do candomblé: os Ibejis, filhos gêmeos de Xangô e Iansã.
O professor explicou que, como havia muita repressão na época da escravidão no Brasil aos cultos africanos, os negros precisavam adorar suas divindades sempre associando a algum santo católico. E foi isso que aconteceu com são Cosme e são Damião.
Em 1969, a religião católica alterou o dia de São Cosme e São Damião para o dia 26 de setembro para não chocar com a data que se celebra são Vicente de Paula. Mas, pela tradição, a maioria das pessoas ainda comemora no dia 27.“
Texto Reproduzido do site da Agência Brasil – Site EBC
https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-09/entenda-de-onde-vem-tradicao-de-dar-doces-no-dia-de-cosme-e-damiao
Dia do Cantor
“O Dia do Cantor é comemorado em 13 de julho.
Por não existir uma lei que determine a data oficial do Dia do Cantor, muitas pessoas também costumam celebrar a data no dia 27 de setembro.
O cantor é um artista que, além de possuir o talento, precisa estudar música, ensaiar e se dedicar bastante para manter uma boa voz. Afinal, não é nada fácil manter a voz saudável…
…A profissão de cantor foi regularizada no nosso país com a criação da Ordem dos Músicos no Brasil, com a Lei nº 3.857, de 22 de dezembro de 1960.“
Texto Reproduzido do site Calendarr
https://www.calendarr.com/brasil/dia-do-cantor/
Dia do Encanador
“O Dia do Encanador, comemorado anualmente em 27 de setembro, foi instituído como forma de homenagear os profissionais que atuam na área de encanamento.
O encanador é responsável por executar tarefas que envolvam instalação, manutenção, limpeza, reparo e conservação de todos os sistemas hidráulicos prediais, responsáveis por prover o contato e o uso das águas em edifícios e residências.”
Texto Reproduzido do site Próximo Feriado
https://www.proximoferiado.net/dias/dia-do-encanador
Dia Mundial do Turismo, Dia Nacional do Turismólogo e dos Profissionais do Turismo
“Comemoração instituída pela 3ª conferência da Organização Mundial do Turismo para marcar a data da adoção dos estatutos da OMT, ocorrida em 27 de setembro de 1970; data reconhecida pela ONU.”¹
“O Dia Mundial do Turismo é celebrado todo dia 27 de setembro desde 1980. A data foi estabelecida pela Organização Mundial do Turismo (OMT), em comemoração ao aniversário de uma década do Estatuto da Organização Mundial do Turismo, e tem como principal objetivo ressaltar a importância econômica, social e cultural dessa atividade.“²
1 – Texto Reproduzido do site Agência Brasil – EBC
https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-08/hoje-e-dia-veja-datas-fatos-e-feriados-de-setembro-de-2023
2 – Texto Reproduzido do site da Prefeitura Municipal de Chaval
https://chaval.ce.gov.br/27-de-setembro-dia-mundial-do-turismo/
Dia Nacional da Doação de Órgãos
“A data, instituída pela Lei nº 11.584/2.007, visa conscientizar a sociedade sobre a importância da doação e, ao mesmo tempo, fazer com que as pessoas conversem com seus familiares e amigos sobre o assunto. Apesar da ampliação da discussão do tema nos últimos anos, trata-se ainda de um assunto polêmico e de difícil entendimento, resultando em um alto índice de recusa familiar. Um estudo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) identificou três motivos principais para essa alta taxa de recusa, que não ocorre só no Brasil: incompreensão da morte encefálica, falta de preparo da equipe para fazer a comunicação sobre a morte e religião.
Doador Vivo
A pessoa maior de idade e capaz juridicamente pode doar órgãos a seus familiares. No caso de doador vivo não aparentado é exigida autorização judicial prévia.
Quais órgãos/tecidos podem ser obtidos de um doador vivo?
Um dos rins, parte do fígado, parte da medula e parte dos pulmões.
Quem pode doar em vida?
O médico deverá avaliar a história clínica da pessoa e as doenças prévias. A compatibilidade sanguínea é primordial em todos os casos. Há também testes especiais para selecionar o doador que apresenta maior chance de sucesso.
Quais os órgãos/tecidos podem ser obtidos de um doador não vivo?
Órgãos: rins, coração, pulmão, pâncreas, fígado e intestino.
Tecidos: córneas, válvulas, ossos, músculos, tendões, pele, veias e artérias.
Quem recebe os órgãos/tecidos doados?
Após efetivada a doação, a Central de Transplantes do Estado é comunicada e através do seu registro de lista de espera seleciona seus receptores mais compatíveis.
Quem é o potencial doador não vivo?
São pacientes assistidos em UTI com quadro de morte encefálica, ou seja, morte das células do Sistema Nervoso Central, que determina a interrupção da irrigação sangüínea ao cérebro, incompatível com a vida, irreversível e definitivo.“
Texto Reproduzido do site Biblioteca Virtual em Saúde – MINISTÉRIO DA SAÚDE
https://bvsms.saude.gov.br/27-9-dia-nacional-da-doacao-de-orgaos-2/