Dia da Malária nas Américas
“Atingir a meta zero malária” continua sendo a temática para o Dia da Malária nas Américas, celebrado em 6 de novembro.
A campanha é uma oportunidade para que os países das Américas incentivem a participação dos diversos atores e partes interessadas na batalha contra a malária.
A malária é uma doença infecciosa causada por parasitas transmitidos às pessoas através da picada de fêmeas do mosquito Anopheles infectadas. Existem 5 espécies de parasitas que causam malária em humanos e 2 dessas espécies – Plasmodium falciparum e Plasmodium vivax – representam a maior ameaça.”
Texto Reproduzido do site Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde
https://bvsms.saude.gov.br/06-11-dia-da-malaria-nas-americas-2/
Dia Internacional para a Prevenção da Exploração do Meio Ambiente em Tempos de Guerra e Conflito Armado
“Anos últimos 60 anos, pelo menos 40% dos conflitos internos tiveram alguma relação com a exploração de recursos naturais. Estes produtos podem ser valiosos, como madeira, diamantes, ouro e petróleo, mas também ser recursos escassos, como água e terras férteis. Para chamar atenção para esta questão, a Assembleia Geral da ONU declarou o dia 6 de novembro como o Dia Internacional para a Prevenção da Exploração do Meio Ambiente em Guerra e Conflitos Armados.”
Texto Reproduzido do site Gov.br – Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços
https://www.gov.br/produtividade-e-comercio-exterior/pt-br/assuntos/assuntos-economicos-internacionais/fundo-verde-do-clima/agenda/2021/dia-internacional-para-a-prevencao-da-exploracao-do-meio-ambiente-em-guerra-e-conflitos-armados
Dia Nacional do Amigo da Marinha do Brasil
“Na data de 06 de novembro, a Marinha do Brasil presta uma justa homenagem àqueles voluntários que, de forma espontânea e sincera, nos auxiliam a cultivar e divulgar, para os distintos segmentos de nossa sociedade, os valores e ações da Instituição, fomentando a relevância da Força Naval, sua rica história de contribuição ao País, suas potencialidades e o comprometimento com o desenvolvimento nacional.”
Texto Reproduzido do site Ministério da Defesa Marinha do Brasil
https://www.marinha.mil.br/content/dia-nacional-do-amigo-da-marinha
Dia Nacional do Riso
“Dois neurotransmissores: a endorfina, que ajuda no alívio da dor, e a serotonina, que ajuda a aliviar o stresss, porque combate diretamente o cortizol, hormônio responsável pelo stresse, são muito importantes durante o ato da gargalhada, afirma o gelotólogo, fundador do Clube da Gargalhada de São Paulo, do Instituto do Riso e especialista em descontração no ambiente de trabalho, Marcelo Pinto, conhecido como Dr. Risadinha. De acordo com o especialista o primeiro ponto da cura depende de cada um, porque não adianta remédio, risada, nem médico, se eu não quiser me curar.
Quando se dá uma gargalhada, vários músculos se movimentam e há uma manifestação intensa dos músuculos internos e externos do rosto. Mas existem 3 músculos que funcionam e estão bem fáceis de enxergar: O risório, aquele que puxa o cantinho da boca para o lado, o zigomático, que eleva a buchecha, agora o terceiro músculo, que é o dedo duro, conhecimento como orbicular ocular, é aquele que faz a ruguinha no olho.”
Texto Reproduzido do site EBC – Rádios
https://radios.ebc.com.br/cotidiano/edicao/2015-01/dia-internacional-do-riso-quais-os-beneficios-de-sorrir-para-saude